As inscrições para o curso de capacitação “Bibliotecas Públicas: princípios e diretrizes” já estão abertas. O evento, que acontece de 4 a 8 de maio e é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é direcionado, especialmente, aos gestores e mediadores de leitura nos municípios alagoanos que dispõem de bibliotecas públicas. As inscrições acontecem até o dia 24 deste mês.

Temas referentes à preservação dos acervos, organização técnica, valorização das literaturas infantil e adulta, dinamização dos acervos, uso da internet como instrumento para a formação de mediadores da leitura e o planejamento de atividades que assegurem a continuidade das ações nos municípios fazem parte da programação, que tem carga horária prevista de 40 horas.

Como parceira do Programa Livro Aberto, a Secult, por meio da Coordenação Estadual do Sistema de Bibliotecas Públicas, vem acompanhando e apoiando todo o processo junto a Fundação Biblioteca Nacional. “Estaremos à disposição de todos os municípios interessados para oferecer assistência e orientação no que diz respeito à instalação e organização do acervo”, destaca Wilma Nóbrega, Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Publicas.

Mais informações e contatos podem ser feitos por meio do endereço eletrônico alagoasbib@hotmail.com, ou pelos telefones (82) 3315-7894, 3315-7865 e 3315-7875. “É bom lembrar que o número de vagas é limitado e as despesas com hospedagem e alimentação serão custeadas pelo município”, conclui Wilma.

Se preferirem, os interessados também pode se dirigir à sede da Secult, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro.