Foto: Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió lança nesta terça-feira (06) a 1ª edição do MCZlab do Programa InovaMCZ, com a temática GovTech: transformação governamental. O regulamento para inscrição está disponível no Diário Oficial do Município de Maceió.

Além de incentivar e fomentar o segmento no Município, a iniciativa visa aproximar e conhecer as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local, que contribuam para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade.

Podem se inscrever pessoas físicas, empresas de base tecnológica, inovadoras, startups, inventores independentes, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação – ICTs e Instituições de Ensino Superior – IES.

A assessora técnica do GGOV Raphaela Vanessa informa que os inscritos devem residir ou estar instalados em Maceió e suas propostas devem estar alinhadas ao atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Os interessados devem enviar propostas para apresentação de soluções inovadoras em diversas áreas, como Saúde, Educação, Habitação, Mobilidade e Defesa Civil, dentre outras. Após a seleção, a ideia será apresentada com potencial de utilização na gestão pública. Se atender a necessidade e houver interesse do gestor da pasta, é possível realizar o teste e promovê-la para que se desenvolva”, explica Vanessa. “O intuito é aproximar essas empresas do Município, visando implementar a inovação que a gestão almeja”, acrescenta.

De acordo com Raul Lacerda, assessor técnico do GGOV, o projeto firma uma parceria importante para os atores envolvidos. “Será uma oportunidade para que as empresas, novos negócios e pessoas físicas tenham seus trabalhos valorizados e, principalmente, para que possam se conectar aos demais envolvidos no sistema de inovação. O MCZLab tem como objetivo conectar, validar e  testar as ideias inovadoras e sustentáveis. Isso aproxima a gestão pública dos desenvolvedores e, a partir disso, o consequente desdobramento em possíveis parcerias por meio de convênio”.

A secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida, explica o propósito do lançamento.  “A ideia é que os gestores públicos municipais passem a conhecer o que o ecossistema municipal de inovação vem pensando e desenvolvendo como produto, serviço ou método para tornar a gestão pública mais eficiente”, comenta. Sobre possíveis desdobramentos práticos da 1° Edição do MCZlab, a secretária destaca ainda: “além de criar um ambiente de integração, iremos analisar a possibilidade de testar, por meio de um termo jurídico não oneroso entre as partes, as soluções inovadoras que entendermos viáveis para implantação, o que deve possibilitar ao interessado um meio de comprovar a viabilidade técnica do seu produto, serviço ou método.”

As inscrições podem ser feitas no site https://forms.gle/GxZmYdtBhQTvcaBD7 até o dia 20 de agosto e para que os gestores conheçam as soluções apresentadas, será realizado o evento MCZlab – GovTech: transformação governamental no dia 29 de agosto. O evento permitirá que os responsáveis pelas propostas detalhem as ideias, por meio de pitch, que podem beneficiar o Município.

Lei de Inovação

O Programa InovaMCZ faz parte das iniciativas do Gabinete de Governança (GGOV) a partir da Lei de Inovação de Maceió, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira em 26 de junho de 2019. A Lei instituiu a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que propõe mecanismos para estimulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação cientifica e tecnológica, entre outras providências.