O envidraçamento de sacadas no RJ têm se tornado uma tendência nos projetos arquitetônicos de apartamentos, entretanto, apesar da frequência com que vêm sendo aplicado, é preciso se informar se você pode fazer a instalação no seu imóvel. É possível fazer fechamentos de sacadas no RJ em apartamentos antigos?

Como você deve fazer o envidraçamento de sacadas

O fechamento de sacadas com vidro têm diversas funções, dentre elas a possibilidade de ampliar o cômodo que está sendo unificado. Além de proteger a área da entrada de resíduos externos como poluição, maresia e chuva, bem como a diminuição de ruídos.

A proteção também é uma das vantagens da sacada de vidro, tendo em vista de que é um recurso utilizado para impossibilitar possíveis acidentes gerados pela quedas das pessoas das varandas e sacadas, especialmente de crianças, idosos e animais domésticos que têm certa dificuldade em se equilibrar.

No caso de imóveis construídos em edifícios antigos é necessário solicitar a visita de um engenheiro para que ele realize uma vistoria. O procedimento serve para checar como está a qualidade da estrutura e se ela é capaz de suportar o peso do envidraçamento das sacadas.

O restante do procedimento segue o mesmo protocolo a ser seguido para os demais tipos de imóveis, a começar pela autorização da prefeitura para a realização da instalação de sacada de vidro, pois essa ampliação pode acarretar em um aumento no valor a ser pago no IPTU.

Por mais burocrático que seja, é imprescindível que você siga todos os passos corretamente pois dessa maneira você não correrá o risco de ter de arcar com multas no valor aproximado de cinco mil reais por praticar essa irregularidade.

Se tratando de uma construção antiga, é possível que o fechamento de sacada não se trate de um desejo comum, e levando em consideração a legislação vigente no município do Rio de Janeiro é necessário solicitar uma assembleia para que todos os moradores votem a respeito.

Além disso, é importante se atentar para quais são as normas impostas no seu condomínio ou prédio para que o seu fechamento de varanda não acarrete em penalizações e processos judiciais. Por essa razão é importante se informar com o síndico para tirar as suas dúvidas a respeito do vidro na sacada.

Para que você consiga fazer a instalação do fechamento de varanda é necessário que ¼ nos condôminos assinem a convocação, de acordo com os termos do artigo 1355 do Código Civil.

A padronização estabelecida nas terras cariocas é de que a cortina de vidro das varandas seja necessariamente do modelo transparente.

Para realizar a instalação das cortinas de vidro é necessário que a Secretaria Municipal de Urbanismo verifique se o imóvel está conforme o determinado, para que então seja emitida a licença que libera a realização da obra do envidraçamento de varandas.