Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Preocupado com a epidemia de Dengue no município, após ter conhecimento de um relatório sobre o números de casos da doença enviado à Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Fabiano Leão, apresentou requerimento que foi aprovado por unanimidade, na sessão da última terça-feira (18), solicitandpo ao governador Renan Filho a retirada dos carros apreendidos por roubos ou acidentes que estão empilhados  em terrenos localizados em frente ao 54ª Distrito Policial, na Avenida Norte e no Terminal Rodoviário de Arapiraca Deputado Nezinho, no bairro Jardim Tropical  e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), KM 14 da Avenida João Crisótomo Ramalho, 52, Bairro Canafístula.

O parlamentar justifica o seu pedido, depois que a SMS, enviou o relatório à presidência da Mesa Diretora, com notificações dos casos, onde em 2018, 1.303 pessoas contraíram a doença, 52 casos de Zika e 16 de Chikungunya, e em 2019, segundo o SINAN, até a semana epidemiológica de 21 de janeiro a 25 de maio, foi constatado um total de 45 casos de Zika, 42 casos de Chikungunya e 1.790 casos possíveis Dengue.

Ainda de acordo com o relatório, há um índice de infestação predial, de 8%, que significa Alto Risco de Surto da Dengue,  como também 85% dos focos estão nos reservatórios de água ao nível do solo , em domicílio.

Ainda de acordo com o relatório, quanto ao Plano de Contingência da Dengue, a secretaria municipal de Saúde, garante que está atualizano o mesmo, porém, as ações contidas nele já estão sendo realizadas por cada superintendência da SMS.

A nota termina, conclamando ao Poder Legislativo levar à população que o controle ao mosquito é responsabilidade de todos.

Ainda de acordo com o parlamentar, por diversas vezes ele já esteve na Central de Polícia, na Avenida Norte, Bairro Baixão, como também no Terminal Rodoviário de Arapiraca, onde constatou vários focos do mosquito da Dengue, aumentando ainda mais a sua preocupação.