Foto: Ascom/Defesa Civil Municipal/Arquivo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Bairro do Pinheiro

As chuvas que se intensificaram na capital alagoana desde a noite de ontem devem permanecer até a madrugada desta sexta-feira, dia 14. Os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro registraram acumulado de 32mm (Chã da Jaqueira), informou a Defesa Civil de Maceió nesta quinta-feira, dia 13.

Segundo a  assessoria de Comunicação do órgão, a Defesa Civil está em Nível Operacional de Observação dentro do Protocolo de Prevenção e Ação da Defesa Civil Protocolo de Monitoramento da chuva na capital. De acordo com Aviso Meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de chuvas de intensidade moderadas em pontos isolados, em especial na região metropolitana.

As chuvas que caíram desde a noite de ontem na capital registraram um volume dentro do esperado. Os pluviômetros registram também o volume de chuvas em outros bairros onde houve 29mm (Pitanguinha) e 21,7mm (Gruta de Lourdes) nas últimas 24 horas. Não houve registro de ocorrências na cidade.

“Sempre que tem previsão de chuva a gente fica em Nível Operacional de Observação para saber qual a intensidade que ela está vindo, para, se necessário, comunicar a população em tempo hábil. Nós estamos monitorando desde ontem essas chuvas e, segundo a Sala de Alerta, a previsão é até amanhã é de período chuvoso e intercalado com período seco”, destacou Joanna Borga, coordenadora de Monitoramento da Defesa Civil Municipal.

A Defesa Civil de Maceió orienta que, caso haja registro de chuva com consequentes ocorrências, as pessoas podem acionar o órgão municipal pelo 0800 030 6205, no horário de 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Após este período, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193, que as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil Municipal.

 

*Com assessoria