Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Você já parou e pensou para onde vai o lixo que você produz diariamente? E quando pensamos em cada pessoa no mundo? Mais de 7 bilhões de indivíduos que descartam todos os dias uma quantidade de lixo. E no futuro, o que nos espera? Em que está se transformando o nosso habitat? Será que conseguimos sobreviver a tanto lixo produzido e descartado de forma irregular por muito tempo?

Então, é pensando em todas essas preocupações e com todas essas respostas que a Alagoas Ambiental, uma empresa genuinamente alagoana, implantou em nosso Estado as Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs), para atender ao Estado de Alagoas que conseguiu a marca de ser o único do Norte-Nordeste a ter 100% dos lixões fechados.

"Nós garantimos que o lixo tem o seu tratamento apropriado, todo o meio ambiente é protegido e respeitado, razão pela qual tratamos de todos os tipos de resíduos, desde o domiciliar, perigosos, industriais, da construção civil e hospitalar, cada qual com o tratamento específico, explica o Gerente Operacional, Marnes Gomes.

Na Alagoas Ambiental o lixo é tratado como lixo e Meio Ambiente como Meio Ambiente, cada um com sua importância. A empresa recebe os resíduos através dos caminhões de recolhimento, os quais recebem todo planejamento, o tratamento devido. O processo é criterioso, minucioso e cuidadoso, com todo respeito ao Meio Ambiente. A população também pode colaborar, através da reciclagem do lixo, da coleta seletiva, do descarte apropriado, assim ao reciclar, diminui substancialmente a quantidade de lixo descartado de forma desnecessária, evitando que seja jogado no meio ambiente.

Nas CTRs, a Metropolitana que se localiza no município do Pilar e o do Agreste, em Craíbas, o lixo é separado e tratado sem contaminar o solo, a água e o ar. E não é só isso, preocupados com o Meio Ambiente, tudo foi pensado em torno da proteção da natureza, lá tem o Centro de Educação Ambiental; no local, centenas de árvores foram plantadas; animais vivem e reproduzem na área; a energia sustentável também foi pensada, no CTR do Agreste o sol se transforma em energia, através das placas solar.

Antes, o líquido poluente produzido pelo lixo, o chorume¹, era dispensado no meio ambiente nos lixões que existiam a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento, alcançando áreas subterrâneas e poços artesianos, contaminando toda a água da região. Hoje, a partir do tratamento de alta tecnologia, importada da Alemanha, e todo o processo realizado nas CTRs da Alagoas Ambiental, o líquido não chega ao lençol freático e não contamina a natureza, vez que tratado, como já dito tratado de forma adequada.

Proteja o meio ambiente, salve vidas, salve a sua vida. Salve o Planeta!

 ¹Também chamado por líquido percolado ou lixiviado, é o líquido poluente, de cor escura e forte odor, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos (Fonte: Wikipédia).