Assessoria Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true JHC

O deputado federal João Henrique Caldas – JHC (PSB/AL), reconhecendo a importância e o trabalho do ex-governador Geraldo Bulhões para Alagoas, em especial para o semiárido, apresentou projeto de lei para que, em homenagem ao Gente Boa , o Canal do Sertão, “Canal Adutor do Sertão” vire Canal Geraldo Bulhões, “Canal Adutor Governador Geraldo Bulhões”.

O Governador Geraldo Bulhões ou GB como ficou conhecido foi quem deu o pontapé inicial para que o canal do Sertão fosse realidade.

 “... Em 1992 o Estado de Alagoas, na ocasião administrado pelo advogado e procurador de justiça Geraldo Bulhões, celebrou o primeiro contrato do que viria a se tornar o Canal Adutor do Sertão Alagoano, esperança da população sertaneja e agrestina quanto aos efeitos das dificuldades impostas pela seca. Infelizmente, no ano de 2019 o Governador Geraldo Bulhões veio a falecer, deixando, dentre seu notável legado político, o projeto hidráulico do Canal do Sertão, uma das mais marcantes ações de seu governo, e que, há praticamente três décadas foi à semente de esperança para sofrida parcela da população alagoana. De tal forma, apresenta-se escorreita a decisão de conferir, em caráter de homenagem, ao Canal do Sertão o nome daquele que foi o responsável pelo início da execução da obra”, justifica o Deputado JHC.

De acordo com a justificativa do projeto apresentado por JHC, em Alagoas, trinta e oito municípios, os quais perfazem 45,3% do território daquele estado, estão localizados no semiárido, com uma população de aproximadamente um milhão de pessoas, quase um terço de todos que residem no estado, que, por ocasião das condições naturais, são atingidas com frequência por condições de seca, traduzidas nas recorrentes deficiências do volume de chuvas e acesso à água de forma geral.