Agência Câmara Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Marx Beltrão

Os deputados federais e senadores da Bancada do Nordeste foram convidados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para um café da manhã nesta quarta-feira, às 8h, no Palácio do Planalto. No encontro, o presidente da República deve tratar de temas como a reforma previdenciária e os pleitos da região composta por 9 estados. O café acontece um dia antes da data em que está prevista uma visita de Bolsonaro a Pernambuco. Esta será a primeira agenda do gestor federal no Nordeste desde que foi eleito.


Em entrevista ao Cada Minuto, o deputado federal Marx Beltrão, coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, comentou a expectativa sobre o encontro. 


“Será uma oportunidade para que o governo apresente aos parlamentares nordestinos seus projetos para a região. Especialmente para a bancada alagoana, será uma chance para estreitar o diálogo com Bolsonaro. O país não suporta mais controvérsias e crises internas. O Brasil, o Nordeste e Alagoas querem, aliás todos nós queremos, respostas concretas para a crise que está fragilizando e atrasando nosso desenvolvimento. Não há mais tempo a perder!” disse Marx.


O ministro da Economia Paulo Guedes também participará do café da manhã. A Reforma da Previdência proposta pelo governo parece cada vez mais longe de ser aprovada. Ruídos internos e polêmicas vêm marcando o primeiro semestre do governo. A reunião com a bancada nordestina acontece 13 dias após encontro entre Bolsonaro e os governadores nordestinos - opositores ao governo do presidente, que, na ocasião, entregaram uma carta com pontos prioritários para o diálogo com o Governo Federal. 


No convite enviado pelo governo, constam na pauta do evento debates sobre a Reforma da Previdência e a reestruturação de organismos como a SUDENE, o DNOCS e CHESF. Também devem ser abordados pelo presidente assuntos como a Transposição do São Francisco, as obras da Ferrovia Transnordestina e a regularização de débitos dos agricultores da região.