Foto:Arquivo Pessoal Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, novo presidente do Inep.

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão de Jair Bolsonaro (PSL) será Alexandre Ribeiro Pereira Lopes. A informação foi confirmada ao UOL pelo instituto e pelo MEC (Ministério da Educação). Ele é o terceiro a ser escolhido no governo Bolsonaro para o cargo.

Lopes era, desde janeiro, diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. Na pasta, ele tinha a função de acompanhar a sanção e o veto de projetos de lei enviados pelo Congresso Nacional, além de acompanhar proposições de interesse da Casa Civil, como medidas provisórias e projetos de iniciativa do governo.

Segundo informações do MEC, ele é servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em engenharia química pela UFRJ e em direito pela UnB.

O novo presidente do Inep já ocupou outros cargos na administração pública. Ele foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do governo do Distrito Federal. Ele é engenheiro químico formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1996.

Ele também é bacharel em Direito pela UnB (Universidade de Brasília). Lopes substitui Elmer Vicenzi, demitido ontem. Vicenzi estava no órgão, ligado ao ministério da Educação e responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde 29 de abril.