O que é Melatonina?

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, está envolvida em funções do sistema imunologico, antiinflamatórias, antioxidantes etc.

Sua secreção ocorre à noite, estando relacionada com o sono, redução da temperatura corporal e outros eventos noturnos. Iniciando-se cerca de 2 horas antes do horário habitual de dormir e atingindo níveis plasmáticos máximos entre 03:00 e 04:00 horas, variando de acordo com o organismo de cada indivíduo.

Depois de secretada, se distribui por vários tecidos corporais e não é estocada. Ela apresenta alta solubilidade em lipídeos, o que facilita sua passagem através das membranas celulares, atravessando, inclusive a barreira do Sistema Nervoso Central.

Melatonina para que serve

Sua principal função em mamíferos é a de mediar sinais de escuridão, traduzindo informações sobre a duração da noite, com possíveis implicações no controle do ciclo biológico diário e específicos de determinados períodos do ano.

Sua concentração plasmática é pequena, chegando a ser indetectável em alguns indivíduos, e mesmo doses de origem externa mínimas administradas durante o dia são capazes de induzir o sono em indivíduos normais. Pode também melhorar a qualidade do sono, ao promover a sensação de sono, sem efeitos colaterais, diferentemente de diversas drogas, como rivotril. É por isso considerado promissor seu uso em tratamento de distúrbios de insônia.

Quais são os benefícios da melatonina

Como falamos acima, sua produção está diretamente ligada ao sistema imunológico, antiinflamatórias, antioxidantes e a regulação do sono, entre outros. E com a melhora da qualidade do sono muitos outros benefícios são agregados, como melhora de humor, perda de peso, tratamento de enxaqueca, etc.

Como tomar melatonina

O uso recomendável é que seja feito a ingestão 30 minutos antes de dormir de um comprimido, de melatonina 3mg , 5 ou 10 mg. Para melhor efeito o ambiente deve estar com as luzes apagada.

Efeitos colaterais

É importante destacar que a melatonina optimum, até o momento, não foram descritos efeitos colaterais com o uso da melatonina nem a curto nem a médio-prazo, sua administração a longo-prazo não altera o padrão de secreção do GH, TSH, testosterona, LH e prolactina no homem, ocorrendo, entretanto, diminuição da secreção de LH na mulher.

Melatonina preço

O preço da melatonina pode variar de R$50,00 a R$100,00 dependendo da posologia e da qualidade do suplemento, sendo apresentado nas dosagems de 3, 5 e 10 miligramas.

Melatonina Comprar

Nós recomendamos a loja suplementos mais baratos para comprar melatonina devido ao ótimo atendimento, frete grátis e envio imediato, além disso a loja possui garantia de 7 dias contra problemas com o seu pedido.