7132006b 0ba1 42ca bff2 8f3f9b70eded

O suicídio de Marcos, técnico de Enfermagem do Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, municipio alagoano,noticiado pelo blog repercutiu no Brasil, principalmente entre os profissionais de Enfermagem.
São cerca de 60 mil acessos em 24 horas. Muitos comentários de  profissionais se solidarizaram com a dor de Marcos,  porque conhecem de muito perto o processo de sobrecarga de trabalho, opressão, coação, ameaça, exaustão, esgotamento físico, psicológico, baixo salário sendo obrigados a dupla, tripla jornadas de trabalho, rotinas de trabalho estressante, como nos conta  a enfermeira paulistana ,Elaine Figueira:" O que pedimos é respeito,valorização e piso  salarial digno.  Sem enfermagem não há saúde. Nós cuidamos de você e quem cuida da gente?"
  E vai relacionando os nomes de companheiros mortos:
* Janaína Silva, 39 anos, enfermeira, após sair do plantão escreveu em sua rede social: " raiva dessa vida hj nesse plantão!" , em seguida cometeu suicídio. 
*Maurício Vargas, 30 anos,se perfurou com agulha contaminada e morreu de infecção generalizada.
*Jéssica Lima Siqueira, 36 anos, enfermeira, foi encontrada desacordada na sala administrativa do Centro cirúrgico de seu trabalho, injetou propofol na própria veia, foi socorrida pelos colegas mas não resistiu.
*Fernanda Cabral, enfermeira, em depressão há 3 meses, cometeu suicídio.
*William Franco,36 anos, tec.de enfermagem, se suicidou, foi encontrado morto dentro do banheiro do seu trabalho.
*Isabela Castro florio, 26 anos,enfermeira, após plantão de 24 horas seguia em seu carro em uma rodovia quando cochilou, o carro foi para pista contrária e colidiu com um caminhão, não resistiu e morreu no local.
*Rosana Nascimento, 30 anos, enfermeira, injetou medicamento em si mesma e veio a óbito. 
 Quem será o próxim@? -indaga
E outra profissional pergunta:"O que o Conselho Regional de Enfermagem pensa a respeito das tantas mortes, por suicídio, dos profissionais de enfermagem?"
 "O Conselho Regional de Enfermagem ? - retruca Neide, em resposta,   é o pior conselho de classe que existe. Não esta nem aí pra nós, só somos lembrados se cometermos algum erro ou atrasarmos a anuidade.
Afinal, pra que serve mesmo o Conselho Regional de Enfermagem?-questiona a enfermeira.
Com a palavra o Conselho Regional de Enfermagem .