Foto: Assessoria 27a6a59a 73e4 4cb9 b399 584b949a129c Marx Beltrão

Com três apagões registrados em uma semana, dezenas de bairros de Maceió enfrentaram situações de caos. No interior, povoados chegaram a ficar mais de 48 horas sem energia elétrica. Problemas que se avolumaram, coincidentemente, depois que a Equatorial Energia assumiu o controle das operações da Eletrobrás Alagoas com a privatização da companhia. Tudo começou a partir do dia 18 de março e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

De Brasília, o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado Marx Beltrão (PSD), reagiu à situação classificada pelo mesmo como “absurda” e protocolou requerimento destinado ao Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, exigindo informações sobre o cenário das constantes quedas no fornecimento de energia elétrica em Alagoas, registrado nos últimos dias.

No documento, o deputado pede ao ministro explicações acerca do plano de investimentos na estruturação do sistema elétrico de Alagoas e como ocorrerá o reajuste das tarifas no estado, com a menção a quais serão os critérios, base cálculo e períodos alvos dos aumentos. 

Marx Beltrão também pergunta quais as sanções aplicadas e os meios de reparação a serem cobrados da concessionária Equatorial Energia diante de apagões e não fornecimento de energia, como ocorrido nos últimos dias em todo o estado. Por fim, o parlamentar cita a situação funcional dos empregados da Eletrobras Alagoas, alvo de um Programa de Demissão Voluntária por parte da Equatorial.

“A Equatorial Energia em Alagoas tem divulgado notas pontuais à imprensa alagoana sobre os problemas e em alguns casos afirma até desconhecer as situações de interrupção no fornecimento. Já a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informou que alguns apagões ocorreram por defeito em equipamentos da subestação de Messias, na região da Grande Maceió. Ou seja, é necessário dar explicações plausíveis ao povo alagoano, que já paga tão caro por energia elétrica” reiterou Marx Beltrão.