Assessoria 1b726071 1417 4a73 86c7 59f7a26e3dc0

A Prefeitura de União dos Palmares, através da Secretaria de Saúde, concluiu a segunda etapa da ação em combate às moscas no município. A ação é desenvolvida por agentes de saúde e endemias que visitam várias casas em bairros estratégicos. Nos locais, por meio de pincelamento, utiliza-se uma substância mosquicida.

“O mosquicida atrai as moscas de forma quase instantânea, eliminando de forma definitiva quando em contato com o produto. Além do trabalho direto na eliminação das moscas, os agentes orientam realizando também a parte educativa com os moradores”, explica Fábio Monteiro, assessor técnico da vigilância epidemiológica e coordenador de vigilância da saúde do trabalhador.

As ruas/locais percorridos durante a campanha foram: Luís Gomes de Freitas, Vila Kennedy, Edgar Sarmento, Marechal Deodoro, Terra Cavada /Morada das Árvores, Presciliano Sarmento, Miguel Palmeira, Tavares Bastos, Legião Brasileira, República dos Palmares, São Pedro, Rua da Linha, conjunto Padre Donald, Praça da Alimentação, Terminal Rodoviário, Praça Antenor Uchôa, Av. Monsenhor Clóvis e Mercado Público, pontos comerciais de alimentos e na feira livre.

“A proliferação da mosca-doméstica é um problema frequente de saúde pública e, além do incômodo que gera, pode causar intoxicações alimentares e diarreias, especialmente em crianças”, explica a secretária Geanny Vergeth.

Algumas medidas domésticas são importantes para ajudar a  evitar moscas, como não deixar acumular o lixo por mais de quatro dias dentro de casa, lavar o recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária 1 vez por semana, proteger os alimentos do contato com as moscas, manter a higiene de sua casa em dia e, se e identificada a reprodução de moscas dentro da residência, eliminar com vaporizadores, armadilhas e com o uso cuidadoso de inseticidas.