Ilustración 1 Casas para alugar em São Paulo

 

O sonho de ter a casa própria é o sonho que muitas pessoas têm ao longo da vida e, para poder fazer isso realidade, investem em horas de trabalho, poupam e até sacrificam momentos com os afetos. Mas atualmente, devido à situação econômica do país, ainda é melhor encontrar casas para alugar e morar com qualidade de vida!

Desde pequenos sempre ouvimos dos nossos pais a famosa frase que diz “você deve lutar para ter o seu próprio teto quando crescer”. E, assim, os anos vão passando e os sonhos se direcionam para fazer realidade aquilo. Horas de muito trabalho, de muito estudo, de ver e analisar onde investir e como poupar para adquirir um imóvel e deixar de pensar em casas para alugar.

Hoje, a realidade aponta para a calma, porque qualquer financiamento imobiliário pode levar a um estresse emocional –e econômico- grande! Nem sempre a casa própria é o melhor caminho, porque obviamente sempre haverá que analisar a situação econômica do país na hora de tomar qualquer decisão. Por isso, pensar na possibilidade de casas para alugar pode ser a melhor opção para conseguir viver com maior tranqüilidade, aplicando o dinheiro e esperando o momento certo para o grande investimento.

Tomar a decisão apropriada: casas para alugar 

Ilustración 2 Casas para alugar e contratos

É comum que muitas pessoas que alugam pensem que estão jogando dinheiro fora ao invés de investir na compra de um imóvel. Mas na verdade, o financiamento de um imóvel pode levar a juros muito maiores do que a rentabilidade de um investimento, e o aluguel acaba sendo muito melhor.

É claro que também há muitas pessoas que não têm dinheiro para investir e que necessariamente precisam alugar uma casa para poder morar, porque o sonho do teto próprio ficou em um desejo muito distante de virar realidade...

O que é verdadeiramente importante é procurar viver da melhor maneira possível, dignamente e com uma vida saudável, porque a nossa vida é única! Então, tanto para quem tem um investimento e prefere alugar como para quem só pode morar de aluguel, as recomendações para encontrar o imóvel ideal são as mesmas:

- escolher um bairro próximo ao lugar de trabalho ou de estudos, para não perder muito tempo no transito. Se tiver carro, ainda vai poupar dinheiro em gasolina! Mas, principalmente, poupará o estresse do trafego intenso na hora do rush.

- procurar uma casa num local tranqüilo, na medida do possível, para não ter que conviver com o barulho da grande cidade. Isso seria o ideal para conseguir principalmente um bom descanso.

- analisar que tipo de casa é preciso para você e a sua família: quantas pessoas irão morar lá para definir a quantidade de quartos. Se tiver algum membro da família que trabalha em casa e precisa de um espaço próprio para isso. Se quiser que a casa possua um jardim para as crianças –se tiver crianças– brincarem.

- definir que canto da casa será o mais importante para todos, para poder prestar mais atenção: a sala? A cozinha? O jardim?

- se a casa tiver escada, analisar se isso não representa qualquer problema para a família, não só por causa das crianças –se tiver crianças, é claro– mas por causa de qualquer pessoa que possua alguma dificuldade física.- há casas com varandas e casas só com grandes janelas. Escolher o que melhor e mais bonito para todos.

Estes itens parecem simples, mas acontece que, na hora de procurar uma casa, há detalhes que não são analisados na hora e que parecem bobagens. Mas já pensou alugar uma casa com tapetes, sendo um dos membros da família alérgico? São pequenos detalhes importantes para uma vida tranqüila e saudável!

É importante não esquecer, na hora da procura, que a casa que irão alugar será o local onde morarão e que, portanto, deverá ser do agrado de todos. Por isso, é recomendável que a visita ao local que defina o aluguel seja feita pelo grupo familiar. Nada melhor do que estarem todos de acordo e felizes com a nova moradia.

E, por último, não esquecer que o aluguel de uma casa não é necessariamente “para sempre”, e que só se todos estiverem felizes, tanto inquilinos quanto proprietários, poderão renovar o contrato varias vezes.