Foto: Divulgação Agência Brasil Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Celular é o meio mais utilizado

Foram registrados 490 boletins de ocorrência (BO), por queixas de roubos de aparelhos de telefones, após o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) desenvolver para o site da Delegacia Interativa um módulo que facilita o registro e a emissão de boletins. A ferramenta está ativa desde dezembro e é integrada ao programa Alerta Celular, da Polícia Civil de Alagoas.

 

Nesta terça-feira (22), as equipes do Itec e da Polícia Civil se reuniram para acompanhar o desempenho e fazer alterações simples na nova funcionalidade – como a possibilidade de se registrar mais de um código IMEI para o aparelho –, como também para tratar de outras modificações e melhorias para a Delegacia Interativa, que serão disponibilizadas em breve.
 

“Já com o módulo, foram feitos 300 pedidos de boletim de ocorrência em dezembro de 2018 e 190 agora em janeiro, totalizando 490 análises. Essa contagem foi até o dia 11 de janeiro. Antes do programa, nós já contabilizávamos algo em torno de 33 mil boletins de ocorrência por ano, então esse número crescerá bastante com o registro de roubos de celulares. Tudo pela comodidade do cidadão, que não precisará ir a uma delegacia comum apenas para registrar esse tipo de crime, algo que agora ele pode fazer de qualquer lugar” disse Robson Costa, gerente da Delegacia Interativa.
 

Antes da opção para celulares, a Delegacia Interativa comportava BO via internet apenas para furtos e extravios. “Atualmente, estamos fazendo um trabalho de análise de requisitos para ampliar o escopo do site Delegacia Interativa, para que ele possa fornecer ao cidadão registro de outros tipos de crimes”, explicou Ricardo Carmo, chefe de Desenvolvimento do Itec.
 

“Então, além de furto, extravio e roubo de celular, será possível também registrar via internet crimes como injúria, difamação, roubo a residências, danos diversos, desaparecimento de pessoas. Existe uma série de outras tipificações que a Polícia Civil pretende acrescentar ao site e isso deve acontecer em breve. Estamos trabalhando para isso”, completou.


A Delegacia Interativa existe desde 2006 e já registrou 127.327 ocorrências.  O site pode ser acessado através do endereço http://www.delegaciainterativa.al.gov.br/


*Com Assessoria