Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A fotografia é toda sobre criatividade, inspiração e entrega do seu ponto de vista. Com toda a liberdade, existe mesmo espaço para regras? Sim! As regras de composição na fotografia devem sempre ser úteis porque o sucesso do seu trabalho dependem delas. Polindo algumas noções básicas poderá fazer acender uma chama de criatividade em você. Vamos dar uma olhada em todas as regras de composição que já existiram e descobrir como você pode trabalhar para adotá-las (ou quebrá-las).

1. Regra dos terços
Com a regra dos terços, você tem que se treinar para dividir a tela da sua câmera em uma grade. Tenha em mente os principais pontos de interseção e coloque elementos importantes ao longo dessas linhas para o apelo visual.  

 

2. Proporção áurea
A proporção áurea se diferencia da regra dos terços pelo equilíbrio da fotografia. Aqui, o foco da fotografia é mais no centro (com mais detalhes). As raízes dessa regra remontam a séculos e podem ser encontradas em obras de arte notáveis.

 

3. Linhas de orientação
Aproveite as estruturas e linhas das paisagens naturais. Use-as na proporção dos seus assuntos para levar os olhos para a imagem.

 

4. Diagonais
Uma coisa sobre as linhas diagonais que a diferencia de outras técnicas de composição é que as linhas ajudam a criar movimento na fotografia, mesmo quando o seu assunto está parado.  

 

5. Enquadramento
Ao planejar como enquadrar suas fotos, considere que as estruturas externas podem servir como molduras naturais. As molduras podem ser janelas ou portas, então use-as para sua vantagem!

 

6. Contraste do objeto em relação ao fundo
Tente focar nos seus assuntos e fazer eles se destacarem estreitando o contraste entre o assunto e o fundo. Quanto mais contraste, mais dramática suas fotos e mais proeminente seu assunto.

 

7. Preencha o enquadramento
Aproxime-se do seu assunto. Tenha-os preenchendo o quadro para que sejam o foco e a característica predominante da foto. Observe que neste exemplo o fundo foi usado como um padrão para preencher o enquadramento.

 

8. Centralize o olho principal
Ao fotografar pessoas, coloque o olho dominante no centro da foto. Isso torna a fotografia mais atraente, pois parece que os olhos da pessoa está acompanhando o do espectador.

 

9. Padrões e repetições
Existe uma razão pela qual amamos padrões. Eles são esteticamente agradáveis aos olhos. Outro aspecto a ser explorado é incluir algo em sua fotografia que interrompa um padrão como forma de incluir um elemento do inesperado.

 

10. Simetria e assimetria
Há beleza, simplicidade e um certo tipo de elegância em uma foto que é perfeitamente simétrica. É agradável aos olhos e uma maneira de chamar a atenção. O mesmo serve para uma ligeira variação do estilo: fotos assimétricas que incluem espaços vazios para interesse visual.

 

Estes são apenas 10 das mais notáveis regras de composição. Tudo à parte, você sabe melhor do que ninguém que as regras são feitas para serem quebradas. O mais importante é que você desenvolva o seu estilo de fotografia pessoal e impulsione sua estética e sua visão única. Essa é uma regra que você deve implementar 100% do tempo.

Imagens Depositphotos

Fonte Depositphotos