Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Nos últimos anos o Brasil tem experimentado um aumento crescente na popularidade de diversos tipos de jogos e esportes de cartas online. Do tradicional poker ao recente fenômeno do gwent, o gosto do brasileiro por esses passatempos não para de alcançar novos patamares.

O poker começou apareceu no país na primeira metade dos anos 2000. Após conquistar o coração dos americanos, foi nessa época que a modalidade Texas Hold’em surgiu através da internet em território nacional.

Principal estilo desse tradicional esporte da mente, no Texas Hold’em cada um dos competidores utiliza duas cartas individuais, que posteriormente são combinadas com cinco cartas compartilhadas por todos os participantes para tentar formar a melhor mão possível.

De acordo com dados disponibilizados pela Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH), entidade que representa essa modalidade no Brasil, é possível estimar que até o final da década o número de atletas no país tem grandes chances de chegar a impressionante quantia de 10 milhões.

A Brazilian Series of Poker (BSOP), maior série de torneios do território nacional, conta com inúmeras etapas e satélites online e offline e atualmente o país se encontra entre os dez mais importantes tanto em relação ao número de entusiastas quanto a quantidade de dinheiro movimentada.

"Nós vivemos um momento bastante especial para o nosso esporte. Depois de muitos anos de caminhada, hoje contamos com diversos fatores que fazem o poker cair no gosto popular cada vez mais. Atualmente somos considerados o maior torneio da modalidade na América Latina, possuímos o melhor grupo de 'dealers' (responsáveis por arbitrar as mesas) e staff do mundo inteiro", revelou em uma entrevista Devanir Campos, diretor desse importante torneio.

O sucesso desse esporte mental influenciou outras modalidades relacionadas às cartas que também vêm conquistando jogadores. A versão moderna de blackjack foi criada no começo do último século, mas assim como o poker, sua popularidade só começou a crescer no Brasil com a ajuda da internet.

Na principal versão do jogo, todos os participantes disputam contra o dealer. O objetivo individual de cada um dos jogadores é alcançar 21 pontos ou a quantidade mais próxima possível disso sem ultrapassá-la, o que faz com que um participante perca automaticamente.

O blackjack não conta com os mesmos números impressionantes do poker e atualmente esse jogo praticamente só é disputado online. Entretanto, considerando a ampliação do acesso à internet no país, seu crescimento recente tem sido notável e sua popularidade deve aumentar cada vez mais nos próximos anos.

Além de modalidades tradicionais, o Brasil também tem visto um crescimento na popularidade de outros jogos de carta online, como os internacionalmente famosos hearthstone e gwent.

Hearthstone foi lançado por aqui há menos de uma década, mas a mecânica simples e intuitiva do jogo já conquistou uma legião de fãs. O jogo de cartas gratuito oferece uma mistura de estratégia, simplicidade e elementos aleatórios que parece ter encontrado o equilíbrio perfeito para os jogadores brasileiros.

As partidas consistem em utilizar baralhos com diversos tipos de cartas diferentes, que contam com inúmeras criaturas e efeitos mágicos para diminuir os pontos de vida do oponente antes que ele faça o mesmo.

A primeira série de torneios de hearthstone na América Latina será a Copa América 2018. A competição será dividida em três temporadas e distribuirá prêmios para os maiores vencedores que estarão na casa dos milhões de dólares.

Já o gwent possui uma jogabilidade similar a hearthstone mas conta com um foco ainda maior na estratégia dos jogadores. Esse jogo de cartas online é ainda mais recente no cenário mundial e sua mecânica ainda está passando por mudanças significativas.

Isso faz com que o título seja recomendado para novos jogadores, que contam com uma chance maior de conquistar uma posição de destaque nas competições. A principal é a Gwent Masters, que apesar dos poucos anos de existência também já distribui prêmios na casa das centenas de milhares de dólares.

Seja através de modalidades tradicionais como o poker e o blackjack ou invenções completamente novas como hearthstone e gwent, o crescimento dos jogos de cartas online no Brasil é uma tendência clara que deve movimentar milhões de maneira direta e indireta na economia nos próximos anos e conquistar uma posição de destaque cada vez mais notória