O quadriciclo é um veículo moderno que vem ganhando cada vez mais adeptos. No Brasil, é visto em praias ou em trilhas ecológicas, utilizado por adultos e crianças como forma de lazer. Como é adaptado para se locomover com facilidade no asfalto, na areia e em terrenos acidentados, a sua migração para prática esportiva já era esperada. Este tipo de veículo agrada muito aos usuários devido à sua facilidade de pilotar. Se, para muitas pessoas, andar de moto é bom, mas perigoso, o quadriciclo garante a segurança proporcionada por um transporte de quatro rodas. Além da estabilidade, algumas marcas oferecem conforto e facilidade para pilotar como é o caso dos modelos de quadriciclo Can Am​.

Escolhendo a máquina Comprar o quadriciclo é a parte mais importante de toda a caminhada. Pesquisar os modelos e verificar o depoimento de amigos e outras pessoas que compraram uma determinada marca sempre ajuda na decisão. Vale a pena ressaltar que provavelmente você passará horas pilotando sua máquina em terrenos quase sempre falhados, e todo equipamento Off Road deve ser resistente para não deixar o usuário na mão no meio do caminho. Então busque as marcas que proporcionem também comodidade e boa dirigibilidade. Já citamos o quadriciclo Can-Am porque é bastante utilizado em ralis e outras competições com boa aceitação dos usuários. Como estamos falando de um equipamento com um valor considerável, fazer um investimento um pouco maior em um veículo de qualidade pode poupar o comprador de aborrecimentos no futuro.

Assim como as motocicletas, os quadriciclos também são classificados quanto às cilindradas, com modelos que possuem 50cc e as mais potentes com 1.000cc. Como é praticado por pessoas de todas as idades, essa variação é fundamental para determinar o perfil do usuário que vai pilotar a máquina, principalmente em relação à faixa etária. A cilindrada é apenas um item que pode definir qual tipo de veículo comprar. Mas escolher o modelo ideal requer prestar atenção em outros fatores como conforto do piloto, lugar para guardar o quadriciclo e tempo de uso, para não ficar sem combustível no meio do caminho. Confira as principais características técnicas de acordo com o seu perfil:

● Dimensões (Tamanho e Peso);

● Capacidade do tanque de combustível;

● Número de lugares (1 ou 2);

● Tipo de transmissão;

● Estilo do pneu.

Nos esportes radicais

Devido a sua polivalência em diversos tipos de estrada, o quadriciclo passou a ser muito usado esportivamente em trilhas e ralis. Devido à natureza estável do veículo, a prática é considerada segura, mesmo para os iniciantes. Mas algumas precauções devem ser tomadas para que o usuário tenha a melhor experiência, mantendo a sua integridade física. O uso do equipamento de proteção é obrigatório, principalmente o capacete, por motivos óbvios. O material é parecido com os utilizados no motocross. Óculos, luvas e calçados resistentes preservam o corpo do piloto contra impactos, cascalhos e poeira produzida pelas trilhas. Inclusive melhora a performance do atleta, porque proporciona mais segurança para conduzir o quadriciclo e realizar manobras. Outras estratégias também são importantes e facilitam a vida de quem deseja começar a pilotar o quadriciclo como esporte Off Road ou mesmo para os praticantes mais experientes. Uma dica muito boa é conhecer a trilha a ser percorrida. Isso facilita a condução do quadriciclo no terreno e ajuda a planejar a sua viagem. Desta forma, é possível controlar o abastecimento do veículo e saber o quanto de água e comida levar.

É melhor prevenir do que remediar 

Mais do que suprimentos, o piloto deve se preocupar também com equipamento que farão toda a diferença em casos de emergência. Imagina ficar impossibilitado de continuar sua jornada por falta de uma chave ou ferramenta básica que pode ser utilizada em seu quadriciclo. Lembre-se que todo esporte Off Road exige muito do usuário e das máquinas também. O kit de primeiros-socorros é essencial para “trilheiros” e esportistas. Os kits ou caixas de primeiros-socorros são vendidos em farmácias, mas você pode montar uma personalizada. Veja os itens que deve conter:

● Gaze;

● Esparadrapo;

● Tesoura com ponta redonda;

● Soro fisiológico;

● Ataduras;

● Algodão;

● Curativos rápidos (band-aid);

● Luvas descartáveis;

● Pomada para cuidar queimaduras;

● Remédios para dor (Paracetamol, dipirona, etc).