Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Foto: Seu Mochilão

Viajar sozinho pode ser uma experiência maravilhosa se você é dono de si e sabe o que quer. Muitos turistas têm aproveitado as férias fora da alta temporada para fazer viagens solitárias e aproveitar cada cantinho do destino escolhido, sem precisar combinar com outra pessoa se prefere ir a um museu ou mergulhar na cachoeira. Mochileiros adoram viajar sozinhos, pois fazem o roteiro que desejam, sem a influência dos outros.

Outra vantagem de viajar sozinho é que o turista não precisa se preocupar em adaptar a data da viagem à agenda de outra pessoa. Sendo assim, fica mais fácil aproveitar promoções e comprar passagens aéreas baratas, já que é possível planejar e marcar a viagem sem depender de ninguém.

Antes de sair em busca de destinos, é importante tentar avaliar que tipo de turista você é. Gosta de conhecer pessoas ou de curtir a viagem isolado? Prefere aventuras ou descansar? Curte arte e cultura ou quer uma experiência com a natureza? Calmaria da cidade pequena ou badalação em uma grande metrópole? Resolvendo essas questões, dá para definir melhor o roteiro. Veja algumas sugestões.

Destinos para fazer novas amizades

Cidades grandes e com muitas opções de lazer que atraem multidões são perfeitas para quem quer conhecer pessoas novas. No Brasil, Rio de Janeiro e Florianópolis são excelentes destinos para se divertir tanto durante o dia quanto à noite. No exterior, lugares como Las Vegas (EUA), Ibiza (Espanha) e Cancún (México) são perfeitos para fazer novas amizades. Quer potencializar a experiência? Fique hospedado num hostel badalado, com pessoas do mundo todo.

Para dar aquela relaxada

Você resolveu aproveitar suas férias descansando, na sua, sem cruzar com ninguém. Então, a dica é escolher um destino mais isolado, que proporcione mais momentos de relaxamento. Que tal curtir praias no Nordeste do Brasil? Há diversos destinos com praias praticamente intocadas pelo homem para serem aproveitados sem ninguém incomodando. Fora do país, alguns destinos interessantes para

relaxar e meditar sobre a vida são Tulum (México), Sardenha (Itália), San Andres (Colômbia) e Belize (Panamá).

Aventura na veia

Viajantes solitários costumam gostar de destinos propícios a aventuras. É mais fácil praticar trekking, caiaque, rafting, escalada ou mergulho, sem precisar convencer outra pessoa a te acompanhar. Vários destinos oferecem esportes radicais entre seus atrativos, mas é mais comum encontrar aventura no interior. Bonito (MS) e Brotas (SP) são algumas opções brasileiras. Pelo mundo, os aventureiros devem ficar de olho em Porto Rico, África do Sul, Nova Zelândia, Valle Nevado (Chile), Colorado (EUA) e Arizona (EUA).

Arte, cultura e história

Viajar sozinho é uma ótima oportunidade para conhecer museus, casas de cultura e passear por centros históricos com tranquilidade e livre de apressadinhos. A Europa é ideal para esse tipo de visita: há diversos atrativos culturais em Paris (França), Amsterdam (Holanda), Berlim (Alemanha) e Londres (Inglaterra). Havana (Cuba) é um destino histórico importante na América Latina. No Brasil, que tal aprender sobre arte contemporânea em Inhotim (MG) ou curtir os diversos atrativos culturais de São Paulo (SP)? Vale lembrar que passagens aéreas para São Paulo e Belo Horizonte costumam ter bons preços durante todo o ano. Ou seja, além de ótimos destinos culturais, tratam-se de viagens que podem sair bem em conta.

Welcome to the big city

Metrópoles são ótimas para quem gosta de viajar sozinho. Dá para conhecer vários centros urbanos, fazer compras em grandes magazines, curtir shows e bons restaurantes. Em grupo, a viagem precisa ser muito bem planejada, já que cada um tem um passatempo preferido. Solitário, o viajante pode desfrutar de toda a cidade, a hora que quiser. Entre os melhores destinos no Brasil estão São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Recife (PE). No exterior, impossível deixar de conhecer Nova Iorque (EUA), Vancouver (Canadá), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Tóquio (Japão).

Curtindo a natureza

Para quem viaja sozinho, o ecoturismo pode ser uma ótima alternativa. Dá para relaxar bastante e o contato com a natureza revigora, deixando o turista pronto para voltar para o cotidiano depois das férias. Sem companhia, você tem mais liberdade para fazer os passeios que quiser, visitar a cachoeira que sempre sonhou ou fazer aquela trilha que seus amigos jamais topariam. No Brasil, procure destinos como a Chapada dos Veadeiros (GO), Bonito (MS) e Serra do Cipó (MG). O Deserto do Atacama (Chile) e os Galápagos (Equador) são boas opções na América do Sul.

Você pode conhecer outras vantagens e dicas de como preparar uma viagem sozinho neste artigo do Blog da Maxmilhas. Aproveite!