Eleições 2026: Como ficaria o PL sem JHC?!

Seria um desastre.
Criar-se-ia uma imensa dificuldade em Alagoas para o maior partido da Câmara dos Deputados, pois teria quase que começar do zero, avaliam fontes.
O prefeito de Maceió é um dos gestores mais bem avaliados do Brasil, tem capital eleitoral, único da sigla capaz de montar uma chapa para eleger três federais e vagas na Assembleia Legislativa.
Especula-se que JHC pode ir para o PSB, e o presidente Lula nomearia sua tia para o STJ. O Acordo também envolveria entendimento político com a reeleição de Renan Calheiros (MDB-AL).
Se a saída se confirmar, já há especulações sobre quem poderia substituí-lo, qual nome teria a 'bênção' de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.
1 - Arthur Lira (PP-AL) - Forte politicamente. Controla o PP alagoano. Tem boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas deve presidir a federação partidária PP/União Brasil, que está em discussão.
2 - Delegado Fábio Costa: O deputado federal tem sua vida política organizada no PP, que por sua vez tem interesse em sua reeleição por conta do fundo partidário. Já participou de reuniões com Bolsonaro e o vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL). É alinhado às pautas do bolsonarismo.
3 - Alfredo Gaspar: O deputado federal do União Brasil-AL tem a admiração da família Bolsonaro desde a época em que chefiava o Ministério Público de Alagoas. Porém, dificilmente é visto defendendo Bolsonaro, embora esteja alinhado às pautas.
4 - Cabo Bebeto: O deputado estadual do PL já foi mais próximo do clã Bolsonaro. Recentemente se desgastou com a base bolsonarista por ter votado em Marcelo Victor (MDB) para presidente da Assembleia Legislativa. Também se enfraqueceu após não eleger o filho vereador por Maceió. E está em desvantagem por ainda não ter revelado se é ou não candidato a federal.
5 - Leonardo Dias: É quem mais tem proximidade com a família do ex-presidente, incluindo a ex-primeira-dama Michelle. Ele já presidiu o partido em Alagoas e tem ótima relação com Valdemar Costa Neto. A desvantagem é que já tornou público que é candidato a deputado estadual. Outra desvantagem é que ocupa o cargo de menor importância: é apenas vereador por Maceió.
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando..